Quais eram as características/diferenças das colônias do norte e do sul?
Relativa autonomia política das colônias durante o século XVII: self-government (autogoverno) e negligência salutar inglesa.
Colônias do Norte: povoamento (minifúndios, policultura, mão de obra livre assalariada e produção para consumo interno).
Colônias do Sul: exploração: sistema de plantation (latifúndios, monocultura, mão de obra escrava e produção para exportação).
OBS: Quantas colônias existiam?
13 colônias
Quais são os principais fatores que contribuíram para a emancipação política das colônias?
Revolução industrial inglesa
Século XVIII: Inglaterra passa a fechar indústrias na colônia com o objetivo de evitar a concorrência.
Ideais iluministas
Busca de liberdades política e econômica
Guerra dos sete anos (1756-1763) → Quais suas consequências para os colonos?
França e Inglaterra (vitoriosa) disputam terras na América ➔ Consequências:
a) a participação dos colonos fez com que eles desenvolvessem um exército organizado;
b) os gastos com a guerra foram passados aos colonos, ou seja, a Inglaterra adotou uma política de opressão fiscal (criação de impostos) em relação às suas colônias.
Quais são os principais impostos sobre as colônias (OPRESSÃO FISCAL 1764-1774)?
Lei do açúcar: taxação sobre o açúcar e o melaço que entrassem nas colônias;
Lei do Chá: venda do chá na colônia seria monopólio da Cia Das Índias Ocidentais (inglesa);
Lei da Moeda, Lei da Hospedagem/Aquartelamento, Lei do Selo, atos Townshend...
Como foi a reação dos colonos à opressão fiscal? E a reação inglesa à manifestação?
Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston): comerciantes da colônia destroem carregamento de chá inglês após invadir navios da companhia inglesa.
Reação inglesa: Leis intoleráveis (1774)
Fechou o porto de Boston e exigiu o pagamento de indenizações pelo Chá destruído; proibiu manifestações públicas e enviou mais tropas inglesas para as colônias.
Quais foram as discussões do 1° Congresso da Filadélfia? E do 2° Congresso da Filadélfia?
1° Congresso da Filadélfia
Não possuía ideal separatista; buscava a revogação das leis intoleráveis, fazendo um boicote aos produtos ingleses – “sem representação, sem taxação”.
2° Congresso da Filadélfia
Aprovação da Independência dos EUA➔ Carta de Independência (Declaração dos Direitos do Homem) redigida por Thomas Jefferson.
Qual foi a resposta inglesa ao 2° Congresso da Filadélfia?
Governo inglês se recusa a aceitar a independência, sendo as batalhas (Lexington, Long Island, White Plains, Yorktown etc.) estendidas até 1781
obs: colonos dos EUA recebem ajuda dos franceses.
1783: Tratado de Paris: Inglaterra reconhece a independência dos EUA.
Como deu-se a formação do novo país? (ideais, divisão de poderes, escravidão)
1787: Constituição (ideais republicanos e federalistas), com base nos princípios iluministas de liberdade, propriedade privada, direito à vida e à felicidade.
a) Republicanos (Thomas Jefferson): autonomia estatal;
b) Federalistas (George Washington e Alexander Hamilton): poder centralizado.
Manutenção da escravidão para os estados que optassem pela mão de obra dos cativos.
OBS: Congresso bicameral: Senado (estados) e Câmara dos Deputados (povo).
OBS: a independência dos EUA influenciou a emancipação política das demais colônias da
América.
Os EUA no século XIX 🇺🇸
Qual foi a causa da Segunda Guerra de Independência (1812-1814)? E seu desfecho?
Durante as Guerras Napoleônicas a Inglaterra passou a apresar navios estadunidenses, obrigando sua tripulação a lutar contra as tropas de Napoleão; além disso, britânicos tentam retomar colônias na América, pois haviam perdido mercados devido ao Bloqueio Continental Francês.
1815: Vitória estadunidense: armistício da Paz eterna de Grand, consolidando a independência dos EUA.
Qual o ideal da Doutrina Monroe (1823)?
“América para os americanos”: defesa da autonomia do continente americano, a fim de evitar ações recolonizadoras na América pela Santa Aliança (força militar do Congresso de Viena) garantindo mercados consumidores em todo o continente.
Quais foram os fatores que motivaram A marcha para o oeste (“Far West”)?
Corrida do ouro (Gold Rush); busca por novas terras a Oeste (aumento da população com a chegada imigrantes) e ter acesso ao Oceano Pacífico; necessidade de matérias-primas para abastecer o mercado consumidor americano;
OBS: Negociações diplomáticas
Compras: Louisiana (França); Flórida (Espanha); Alasca (Rússia); Oregon (cedido pela Inglaterra); e conquistas/guerras (exemplo: Texas “comprado” do México após Tratado de Guadalupe-Hidalgo – EUA também incorporou o Novo México, Utah, Nevada, Arizona e Califórnia).
Qual a justificativa da Marcha para o oeste?
O Destino manifesto: estadunidenses seriam um povo escolhido por Deus para levar a civilização e o conhecimento à América e aos demais povos. Portanto, estariam predestinados a construir uma grande nação no continente.
O que determinava o Homestead Act (1862)?
Ato de propriedade rural: governo disponibilizava terras de forma gratuita para que o produtor as mantivessem produzindo por 5 anos, e, após tal período, se tornaria proprietário ➔ estimulou a chegada de imigrantes.
obs: Lei de Remoção dos Índios (redskins) e dizimação dos nativos
A Guerra de Secessão / Civil Americana (1861-1865)
Para que foram criados e o que determinava os Compromissos do Missouri?
Para manter a coesão entre os estados do norte e sul
1820: Compromisso do Missouri ➔ permissão da escravidão aos novos estados formados ao sul do paralelo 36º30``, e proibição de estados escravistas ao norte dele.
obs: 1850: Compromisso Clay: liberdade de escolha sobre a escravidão nos novos estados a oeste → Desagrada os escravistas do sul
Quais as diferenças nos ideais e práticas defendidas pelos nortistas e sulistas?
Norte (industrial): defendia medidas econômicas protecionistas (política alfandegária
protecionista), o fim da escravidão e povoamento dos territórios a oeste.
Sul (agrário): defendia a redução das taxas alfandegárias, a manutenção da escravidão e a exploração dos territórios a oeste.
Como deu-se o início da guerra de secessão?
1860: Eleição de Abraham Lincoln (defensor do abolicionismo):
1861: Estados do Sul abandonam a União – contra a constituição – e formam os Estados Confederados da América ➔ Norte declara guerra ao Sul.
Qual o desfecho da guerra?
1865: vitória dos estados do Norte: no mesmo ano a escravidão nos EUA é abolida pela 13ª EMENDA à Constituição dos EUA.
OBS: 1863: Lincoln abolira a escravidão nos estados confederados visando enfraquecê-los.
Como deu-se o racismo e a segregação racial após a abolição?
Apesar da abolição da escravidão, os negros continuaram sem garantia de direitos à cidadania plena, passando a ocupar os piores empregos e a receber os piores salários.
Surgimento de organizações (Ku Klux Klan – KKK – que perseguia e assassinava negros com o objetivo de impedi-los de ter acesso à terra e aos direitos civis) e legislação (Black Codes/”Jim Crow Laws” – “apartheid” americano) racistas nos estados sul dos EUA.
OBS: destaques na luta negra → Malcom X, Martin Luther King, Rosa Parkings
OBS: Qual o ideal da Política do Big Stick?
Presidente Theodore Roosevelt (1901-1909) Política do “Big Stick” (“grande porrete”) ➔ atualização da Doutrina Monroe: EUA passariam a intervir militarmente nos países da América a fim de garantir seus interesses políticos e econômicos. Exemplo: Panamá.