Qual o contexto histórico em que Maquiavel está inserido?
R: Renascimento Cultural, Itália fragmentada politicamente, prática do mecenato e influência do papado.
Quais eram as características filosóficas de Maquiavel?
R: Como renascentista, Maquiavel era antropocêntrico, racionalista, crítico do clero, humanista e observador da natureza.
Disserte a respeito da crítica à filosofia política clássica e medieval feita por Maquiavel.
R: Maquiavel divide as formas de governo em idealistas (utópicas/como deveriam ser) e realistas (como são de fato). Para o filósofo, o ser humano é egoísta, conflituoso e interesseiro, ou seja, não se pode idealizar governos que neguem a existência dessas características.
Quais as ideias apresentada no livro "O Príncipe"?
R: Maquiavel escreve o livro por volta de 1513, para Lourenço de Medici, explicando as estratégias de tomar e conservar o poder na Itália. Suas recomendações eram: poupar no lugar de gastar, ser temido em vez de amado (o respeito ao príncipe se faz pelo "monopólio da violência"- pode usar desse mecanismo quando necessário) e parecer no lugar de ser (valoriza a mutabilidade do governante). Defende a prática do bem aos poucos e, a do mal de uma só vez.
Qual a relação entre Fortuna e Virtú e sua teoria?
R: Segundo Maquiavel, o governante deveria utilizar a Virtú para vencer a Fortuna, estando esta relacionada aos acasos e obstáculos e aquela, à racionalidade e inteligência.
O que significa a metáfora do leão e da raposa?
R: Segundo Maquiavel, o príncipe deve ser forte como um leão e astuto, esperto como a raposa.
Quais formas de governo Maquiavel defende?
R: Maquiavel, inicialmente considerado absolutista, mostrou em uma outra obra que todas as formas de governo são válidas, contanto que sejam valorizadas a liberdade e o bem comum. Além disso, posiciona-se a favor da república.
Faça login para salvar
TÓPICOS
Nenhum tópico encontrado, quando houver tópicos, eles aparecerão aqui.